Pular para o conteúdo principal

O ingresso é caro e a culpa é sua

Ontem as mídias sociais ficaram movimentadas com o anúncio das informações detalhadas sobre o festival Lollapalooza Brasil. Em primeiro lugar, por causa do line up que, na minha humilde opinião, é a melhor escalação de bandas em um festival que já vi no Brasil. E em segundo lugar por causa do preço: a pré-venda custa 900 reais para três dias.

Caixa Forte

Não pesquisei a fundo, mas pelo que conheço, acredito que o ingresso é um dos mais caros do mundo. Me sinto à vontade pra afirmar que há dois motivos que fazem com que os preços dos shows internacionais sejam tão altos no Brasil.

1 – Carteiras de estudante falsas

A lei de meia-entrada já foi boa (principalmente quando eu era estudante), mas o público em geral não soube aproveitar o benefício e hoje ela só serve pra fazer as pessoas honestas se darem mal. O motivo é a quantidade de documentos falsos que as pessoas fazem para usufruir do benefício da meia-entrada.

Só no Lollapalooza desse ano, 87% das entradas vendidas foram meia. Sinceramente, não creio que metade delas sejam para estudantes de verdade (embora não tenha dados concretos para provar essa teoria).

Na prática, as pessoas honestas pagam um preço muito mais alto pela inteira, enquanto uns espertalhões falsificam suas identidades estudantis para pagar menos. Além de prejudicar o próximo, é crime. Ilegal, imoral e tomara que engorde.

Se você é meu amigo e falsifica seus documentos, não me conte. Parte do seu ingresso sou eu quem estou pagando. E se eu ficar sabendo que você faz isso, vou ficar decepcioando.

2 – As pessoas pagam o preço cobrado

Aí é lei básica de mercado. Os produtores jogam o preço lá pra cima. O pessoal reclama, mas esgota os ingressos. Nos próximos shows, os preços são ainda maiores. Até chegarmos a um momento em que as pessoas vão deixar de comprar.

O ideal seria não comprarmos os ingressos quando eles forem muito caros. Mas como ninguém quer perder o show de seu artista favorito que pode nem voltar ao Brasil, a gente acaba cedendo e pagando.

Nesse item eu me incluo como culpado. Já paguei caro por shows. Acho que a maioria compensou (mas deve ter compensado muito mais para os produtores que pra mim).

Concluindo

Se as pessoas parassem de falsificar documentos (por um mundo melhor) e não comprassem os ingressos quando eles forem muito caros, é possível reverter a situação.

Mas é difícil. O Lollapalooza colocou algumas dezenas de milhares de ingressos à venda nessa madrugada. Antes do dia terminar, se esgotaram.

Se tem carteirinha de estudante falsa e paga quanto dinheiro for necessário para ir aos seus shows favoritos, não reclame dos preços dos ingressos. Mais do que dos produtores que definem o valor das entradas, a culpa é sua.

Comentários

  1. Gregs, mto bom seu post. Ontem fui ao show do KISS aqui em Monterrey (Mexico). Paguei cerca de R$300,00 POREM era cadeira, acolchoada, com serviço de garçon (nao precisei sair da minha cadeira para comprar nada) E a 10, talvez 15m da banda. Ah... esse era o segundo preço mais caro e em um arena fechada (mto menos gente que nos grandes estadios onde são os shows no Brasil).
    Uma pena ser assim.

    ResponderExcluir
  2. Estevan10:49 PM

    Se não pode vencê-los, junte-se a eles Gregs. Posso te arrumar um comprovante de matrícula se quiser, tenho da UFMG e da UFRJ kkkkk
    Mas sério, hoje em dia temos dois tipos de entrada: a normal e a dobrada, já virou tão de praxe fazer isso que em alguns lugares nem cobram mais a comprovação da meia-entrada...
    Brasiu-siu-siu!
    Abração, brother!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me arruma um comprovante de matricula da UFMG, mano?

      Excluir
  3. Ou melhora o sistema de meia-entrada, ou acaba com ele. E como a Thais falou, é caro e sem conforto, isso que irrita! E nao apenas os precos dos ingressos, carro tambem - aqui tem uma parte que é imposto, mas mesmo sem imposto o preco é caro, e o carro ainda vem sem opcionais.

    ResponderExcluir
  4. So esperar sair os outros shows das mesmas bandas na argentina, o preço da passagem de aviao ida e volta e hospedagem fica uns 200 reais mais baratos que o ingresso no preço cheio, igual o foo fighters ano passado no kilmes rock.

    ResponderExcluir
  5. O maior problema é justamente o da meia entrada. Se houvesse pelo menos um limite de idade nessa bagaça, já ajudaria muito, pois um artifício que foi criado para estimular/facilitar o acesso de estudantes quebrados a eventos culturais é muito mais utilizado por gente que já está inserida no mercado de trabalho.

    Eu sou otário e pago inteira, mas tenho vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  6. Ano passado eu fui no Lolla (ou filapraloser) e além de caro (ingresso e bebidas), tivemos que enfrentar intermináveis filas para entrar no jockey, pegar a pulseira para comprar cerveja, comprar ficha e finalmente pegar a bebida. Perdemos shows na fila. Ou seja além de caro é muito desorganizado.

    ResponderExcluir
  7. As "carteirinhas falsas" são meras desculpas dos produtores para cobrarem preços absurdos que só são praticados no Brasil. Duvido muito que se fossem retiradas todas as carteirinhas falsas de circulação, ou mesmo se retirassem este benefício, os preços baixariam. pelo simples motivo de que as produtoras já sabem que podem jogar o preço lá no alto que as pessoas pagam. É o mesmo casos dos mercados que dizem que embutem o preço das sacolas plásticas no valor dos produtos, as sacolas foram proibidas e os preços continuaram os mesmos. Acho que é preciso muito cuidado na hora de defender megacorporações , pq para elas o consumidor sempre será o culpado.Sem falar que quando fui comprar ingresso pro Lolla 1, junto comigo saiu um cambista com um pacote pardo (devia haver uns 500 ingressos lá dentro), Ele saiu direto de lá de dentro, no primeiro dia de venda de ingressos. Se o esquema já é praticado lá de dentro, sério mesmo que vcs querem que acreditemos que a culpa é dos estudantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, não que eu acredite que a culpa seja dos estudantes. Parte da culpa é dos não-estudantes que se passam por estudantes.

      E você levantou outro problema: cambistas. Basicamente, se ninguém comprasse de cambistas, o problema acabaria. Já paguei o dobro do preço de um ingresso na bilheteria ao invés de comprar de um cambista justamente para não alimentar esse tipo de comércio ilegal.

      Excluir
    2. Ok, Daniel. Mas daí a dizer que carteirinha falsa é 'mera desculpa' só me deixa pensando que você é justamente o tipo de pessoa que tira benefício desse crime (sim, crime... estelionato, falsidade ideológica, etc.) e está tentando justificar o cheiro da sua merda com o bafo de cu dos produtores que cobram caríssimo pelo ingresso. Espero que não seja o caso.

      Você leu bem?! 87% de ingressos vendidos na meia-entrada. Uau! Todos legais, não é mesmo?! Brasil, um país de estudantes e idosos. Ah, claro...

      Excluir
  8. ótimo post. estava disposto a sair de Fortaleza com minha esposa por concordar com tua opinião quanto ao line-up do festival, mas sem falsas carteirinhas para os ingressos a viagem tornou-se inviável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário