Pular para o conteúdo principal

A diferença entre os clientes e os fãs



"Gregório, se a Samsung lançar um carro, você deve comprar, né?"


Talvez pelo fato de utilizar um smartphone e um tablet da Samsung, as pessoas podem imaginar que sou um grande fã da marca. Mas na verdade, não tenho um vínculo forte assim com a Samsung. Só uso os seus produtos pois os considero os melhores do mercado na atualidade, e são os que atendem minhas necessidades de forma mais satisfatória.

Caso a LG, Sony, HTC ou outra empresa lance algum produto melhor (e que naturalmente tenha uma boa relação custo-benefício) não hesitarei em trocar a marca dos meus aparelhos. No entanto, a Samsung é a campeã do momento, na minha opinião.

Na maioria das vezes, costumo comprar meus equipamentos por quesitos técnicos, não emocionais.



Boa parte dos clientes da Apple, por exemplo, não tem essa visão. A maçã tem um poder muito forte, e muitos dos clientes compram seus produtos simplesmente pelo fato dele ter sido desenvolvido pela Apple (embora às vezes não admitam, ou sequer tenham consciência disso). Isso não é errado, muito pelo contrário. A qualidade de seus produtos é inegável, mas empresa californiana chegou em um ponto em que seus clientes se tornaram fãs.

Ser fã de uma marca é natural, e muitas vezes inconsciente. Há quem só compre carro de uma determinada marca. Ou que só usa roupas de grifes X, Y e Z. Bom para a marca, e também para o cliente - que fica feliz por ser um outdoor ambulante, e pagar por isso. Vai me dizer que uma etiqueta conhecida justifica um preço três vezes maior?


Admito, também sou fã de algumas empresas. Se a Nintendo lançasse um carro, por exemplo, talvez eu comprasse. Ao menos tenho consciência disso. Coisas do mundo capitalista.

Comentários

  1. Admito que sou fã da Apple, mas me limito aos celulares e tablets. Apesar de toda a superioridade dos badalados iMac e MacBook, uma transição de sistemas operacionais a esta altura do campeonato seria bastante trabalhosa. Continuo com meu Vaio movido a Windows... Rss

    ResponderExcluir
  2. Achei que você tivesse preferência pela Gregório´s Corporation à outras marcas do mercado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário